15 novembro 2006

30ª Mostra de Cinema de São Paulo II

SEGUNDA SEMANA



Dia 27
O Ilusionista (EUA)
A ação se passa em 1900, em Viena, durante um período de efervescência política. Eisenheim é um brilhante mágico em início de carreira, que se contrapõe ao poderoso príncipe Leopold e ao esperto inspetor-chefe Uhl. Eisenheim e Leopold desejam a mesma mulher, a duquesa Sophie von Teschen. Eisenheim e Sophie iniciam um intenso romance, mas logo são proibidos de se ver. O mágico embarca então numa jornada pessoal em busca de poderes secretos e é dado por todos como desaparecido. Anos mais tarde, ele reaparece em Viena, agora como um mágico de sucesso, e reencontra Sophie. Ela havia perdido as esperanças de reencontrá-lo e casou-se com Leopold. Mas a chama da paixão logo se reacende e eles resolvem fugir. O inspetor Uhl, que trabalha como espião para o príncipe, revela o caso dos amantes, e Sophie é assassinada. Eisenheim reúne agora seus poderes extraordinários para provar que Leopold é o culpado pela morte. Enquanto Uhl tenta detê-lo, o mágico fomenta uma revolta política para derrubar a monarquia antes de ser completamente destruído por ela. Adaptação do conto "Eisenheim the Illusionist", de Steven Millhauser, prêmio Pulitzer em 1997.

A Scanner Darkly (EUA)
Baseado em obra de Philip K. Dick, o filme se passa num futuro em que os EUA perderam a guerra contra as drogas. Neste cenário, o policial Fred (Keanu Reeves) é um dos muitos agentes que cederam ao vício de uma popular substância química, que divide a personalidade dos usuários em duas. A situação se complica quando o alter-ego de Fred, o traficante conhecido como Bob, passa a ser caçado pelo segmento da polícia comandado pelo próprio Fred. A produção foi rodada com a mesma técnica utilizada em Waking Life (2001, seleção da 25ª Mostra), obra igualmente dirigida por Richard Linklater e vencedora do prêmio Lanterna Mágica no Festival de Veneza 2001, na qual os atores filmam normalmente suas cenas, e as imagens são posteriormente tratadas em animação.

Dia 29
À Margem do Concreto (BRA)
Segunda parte de uma tetralogia iniciada com À Margem da Imagem, o documentário versa sobre os sem-teto e os movimentos de moradia em São Paulo. A produção acompanha a rotina de vida nas ocupações de prédios, o revezamento para a limpeza, as dificuldades de administração, o pagamento coletivo das contas de água e luz e a relação de vizinhança, num local de pouca privacidade. Mostra-se também a ação da polícia durante as ocupações, em confrontos sempre tensos.

Dia 30
Cuba-Libre (CUB)
Um grupo de jovens, liderado por Chuso, comemora o aniversário de 90 anos do avô que com eles vive. Fugindo da polícia, que os desalojou de um centro cultural que haviam invadido, eles entram na embaixada de Cuba, em Madri. Nesse momento, Fidel Castro anuncia na TV as primeiras eleições democráticas em seu país.O fato provoca verdadeiro assédio à embaixada cubana por parte da mídia, e a polícia tenta retirar os invasores. Uma equipe de TV, escalada para cobrir a desocupação e também noticiar as eleições, envolve-se na trama.

Still Life (CHI)
A velha cidade de Fengjie está prestes a ser inundada pela água de uma barragem hidroelétrica, mas a construção da nova vizinhança ainda não está concluída. Há coisas a serem salvas, e outras para serem deixadas para trás. Han Sanming, trabalhador em minas de carvão, viaja à cidade para visitar sua ex-mulher, que não vê há dezesseis anos. Eles se reencontram no rio Yangtze. Já a enfermeira Shen Hong dirige-se para lá com a intenção de visitar seu marido, que não volta para casa há dois anos. Eles se abraçam em frente à barragem das Três Gargantas. O filme acompanha pessoas deslocadas no mundo, que perderam as referências, sejam elas a cidade que deixou de existir ou uma relação que não se fechou, e vagueiam pela região em busca de novos destinos.

Luzes na Escuridão (FIN)
O filme encerra uma trilogia sobre párias da sociedade, iniciada com Nuvens Passageiras e continuada com O Homem Sem Passado. A história desta vez é mais intimista, acrescentando a solidão ao tema discutido. O herói é Koistinen, um guarda noturno que é um pária entre outros párias, como o pequeno vagabundo de Charles Chaplin. Ele está sempre em contato direto com o sucesso e a fortuna, mas não há nada disso em sua vida. Desesperado por atenção, ele circula pelos arredores dos bares esperando que uma loira fatal ao menos lance um olhar em sua direção. Ele também se envolve com um russo brigão. A partir daí, atos criminosos passam a pontuar a trama. Koistinen será obrigado a arcar com as conseqüências dos crimes.

Dia 01/11/2006
Wal-Mart (EUA)
Enquanto o Wal-Mart aprimora sua estratégia de dominação do mercado de varejo no mundo – incluindo o Brasil – Robert Greenwald expõe o lado negro do monstro que já arruinou negócios por todos os Estados Unidos. O filme segue várias histórias pessoais, mostrando empregados do Wal-Mart dependentes da saúde pública e trabalhadores tão aterrorizados pela espionagem anti-sindical que têm medo de falar entre si. Na Ásia, o fornecimento barato é garantido por trabalho semi-escravo, enquanto nos Estados Unidos o Wal-Mart se beneficia de fortes investimentos e incentivos do Estado. Mas algumas pessoas estão preparadas para se defender: uma comunidade, por exemplo, resolve manter o Wal-Mart fora da sua cidade.

O Balconista 2 (EUA)
A loja de conveniência Quick Stop foi sempre o centro do universo dos balconistas Dante Hicks e Randal Graves, ambos com 33 anos. Quando o lugar é destruído num incêndio, os dois têm de achar não só um novo lugar para matar o tempo, como também novos empregos. Sem nenhuma ambição na vida, vão parar na lanchonete Mooby’s. É lá que dão continuidade aos debates acalorados em que tentam, entre outras coisas, decidir quem é melhor: George Lucas, Peter Jackson ou Jesus. É a celebração verborrágica da cultura nerd e pop. Continuação do filme de estréia de Kevin Smith, O Balconista 2 retoma personagens clássicos da chamada "mitologia de New Jersey", também conhecida como "View Askewniverse" (universo View Askew), fazendo referência ao nome da produtora de Smith. Entre os tipos recorrentes, estão os famosos Jay, interpretado por Jason Mewes, e Silent Bob, personificado pelo próprio diretor. O filme foi realizado como parte de uma promessa feita por Smith a Mewes: caso este se livrasse do vício pelas drogas, ele voltaria a interpretar Jay uma última vez.

Khadak (BEL)
Esta é a mística história de Bagi, um jovem de 17 anos que cuida de um rebanho na Mongólia. Ele possui um dom, e seu destino é ser um sacerdote. Quando uma praga ataca sua região, todos os animais são mortos, e os nômades, obrigados a viver em pequenas escavações. Mas Bagi descobre que a praga é uma mentira para erradicar os nômades. Com a ajuda de Zotzaya, uma bonita ladra de carvão, ele provoca uma revolução. O filme ganhou o prêmio Leão do Futuro no Festival de Veneza 2006.

A Verdade do Gato (BEL)
Carmo do Rio Verde, Goiás, Brasil, um vilarejo que sobrevive graças à exploração da cana-de-açúcar. Os usineiros que atuam no local, realizando a produção completa do álcool, são donos ou "inquilinos" dos campos de cultivo e empregam 2 mil trabalhadores, sendo que 1.200 são temporários, contratados por um "gato". A ação do documentário é conduzida por um desses trabalhadores, que chega esperançoso ao seu novo emprego. Acompanha-se seu cotidiano no local e sua crescente desilusão através de cartas que escreve para a mulher e a família. Jeremy Hamers explora o aspecto sensorial dessa rotina. Sua câmera detém-se no rigoroso método de trabalho e deslumbra-se com as queimadas da cana, reveladas em toda sua riqueza sonora e visual. O filme rebusca na edição de som e no impacto cromático das cenas, totalmente estranhas ao espectador dos grandes centros urbanos. Revela-se assim, de maneira poética, o custo humano da riqueza no Brasil.

Dia 02
Que Pasa Despues de la Coca? (BOL)
Há 70 mil famílias hoje na Bolívia cujas vidas dependem exclusivamente de cultivar a ancestral folha da coca. A prática é considerada ilegal há doze anos, e os EUA monitoram a aplicação da lei exercendo pressão econômica e militar. O governo boliviano militarizou a zona de Chapare e deu início a um plano de erradicação das plantações pela força, após falhar no plano de desenvolvimento alternativo que tentou substituir a coca por outros produtos agrícolas. Os incentivos para diversificar a colheita, embora prometidos, nunca foram aplicados. O grande perigo atual é a colombização do conflito, com o surgimento de uma guerrilha para defender o direito de plantar a coca, de acordo com as tradições religiosas, médicas e sociais que deram forma à cultura da Bolívia e de países vizinhos. Resta saber quais são as razões reais para esse confronto e quais os interesses escondidos por trás dos agentes envolvidos.

Babel (EUA)
Conclusão da trilogia iniciada com Amores Brutos e 21 Gramas, Babel é um épico. O diretor Alejandro González Iñárritu e o roteirista e parceiro habitual Guillermo Arriaga elaboram aqui uma versão moderna da bíblica história da Torre de Babel. O casal de norte-americanos Laura e Richard viaja em férias para o Marrocos, onde a tragédia atingirá o já problemático relacionamento. O ônibus de turismo passa por uma vila nas montanhas quando eles ouvem um tiro de rifle e um incidente internacional se cria, envolvendo quatro diferentes famílias em países distintos. Enquanto isso, na Califórnia, um casal de crianças está sob os cuidados da babá Amélia. Quando ela viaja ao México com seu sobrinho Santiago para o casamento do filho, leva ilegalmente as crianças norte-americanas consigo. Em Tóquio, um pai viúvo esforça-se para entender sua filha adolescente surda-muda, que passa por um período de transformações emocionais e sexuais.

Dia Noite, Dia Noite (EUA)
Uma jovem de 19 anos prepara-se para agir como mulher-bomba no Times Square, em Nova York. Ela fala sem qualquer sotaque e por isto é impossível definir sua etnia. Não se sabe por que ela tomou essa decisão, quem ela representa ou no quê acredita. O filme se inspira tanto numa história relatada num jornal russo quanto na vida de Joana d’Arc.

Las Vueltas Del Citrillo (MEX)
1903, sete anos antes da Revolução Mexicana. Las Vueltas del Citrillo é uma pulquería (bar especializado em servir pulque, bebida típica mexicana) da Cidade do México. Lá, pessoas sem presente nem futuro reúnem-se para consumir a bebida e também suas próprias vidas, contando histórias de mortos e desaparecidos. Com passagens de humor negro e numa atmosfera de embriaguez e profunda alucinação, discutem-se temas como religião, sexo, poder e maternidade.

Mezcal (MEX)
Personagens diferentes unidos pelo desamor, a dor e o sofrimento se encontram pelo denominador comum que os une, simbolizado pelo mezcal, um destilado popular tipicamente mexicano como a tequila. O mezcal é bebido para aliviar a dor da alma e está sempre presente nas histórias que se cruzam: na mãe que vela a morte de seu filho, na senhora que deseja encontrar a morte e aliviar sua velhice e solidão, no bêbado de casamento fracassado, na sua ex-esposa que rememora a infância e a saudade do pai, no homem que teve de matar o primo na juventude e é atormentado pela culpa, no homem que tem de cavar o túmulo de outros homens e defende a idéia de que os urubus e não os vermes deveriam decompor os mortos, e nos foliões que brindam a mesmice e o tédio de suas vidas com risadas entorpecidas.

Dia 08
Que Tan Lejos (EQU)
Enquanto viajam pelas montanhas de Cuenca, no Equador, duas garotas de pouco mais de 20 anos mergulham numa jornada de autodescoberta. Esperanza, uma turista espanhola, e Tristeza, uma universitária equatoriana, não buscam na viagem amores perfeitos ou paisagens de cartão postal. A jornada as ensinará que existe um mundo além de suas vidas cotidianas. Muitas coincidências marcam a viagem das jovens, que chegam a percorrer trechos a pé quando uma greve de ônibus paralisa o país. Esperanza quer aventuras, enquanto Tristeza não se deixa influenciar, pois é muito crítica em relação a seu país. Durante o percurso, ambas encontram diferentes personagens, como o rapaz que cumpre o último desejo de sua avó, o de ter suas cinzas jogadas no rio Tomebamba. Há ainda o motociclista indígena que oferece carona a uma das jovens, e o animado cuencano que mora em Quito e retorna à cidade para o casamento de um amigo. Estes tipos mudarão a perspectiva de mundo das duas.

Infância Roubada (AFR)
Tsotsi, jovem líder de uma gangue de Johannesburgo, vive uma rotina marcada pela delinqüência até o dia em que, após um assalto, vê-se obrigado a fazer escolhas que mudarão o rumo de sua vida. Ao roubar um carro, disparando à queima-roupa contra uma mulher, Tsotsi percebe que raptou inadvertidamente o filho de sua vítima, um bebê cuja inocência e vulnerabilidade lhe resgatam memórias quase esquecidas e o obrigam a refletir sobre sua conduta. Adaptação de romance escrito por Athol Fugard. Na trilha sonora, há várias canções interpretadas pela também atriz Zola. Tsotsi conquistou o Oscar 2006 de filme estrangeiro e ganhou o prêmio de público nos festivais de Denver, Edinburgo, St. Louis e Toronto, além do grande prêmio do júri e prêmio de público (empatado com C.R.A.Z.Y., também selecionado para a 30ª Mostra) no American Film Institute Festival, todos em 2005.