15 novembro 2006

30ª Mostra de Cinema de São Paulo I

PRIMEIRA SEMANA



Você não tem noção do quanto eu adoro a Mostra de Cinema de São Paulo. São simplesmente filmes do mundo todo, ao meu alcance. E com um preço abaixo do preço de mercado. Isso sem contar que muitos deles, eu nunca mais verei na minha vida. Sem dúvida é o melhor evento artístico e cultural do Brasil. Sem igual. Esse ano eu comprei um pacote de 40 ingressos (R$ 220,00), e tirei férias no trabalho para poder aproveitar tudo que a Mostra poderia me oferecer.

Dia 20/10/2006
Antes da Revolução (ITA)
História de forte inspiração autobiográfica de Bernardo Bertolucci. Fabrizio, um jovem marxista, tem como seu mentor intelectual o professor universitário Cesare. Após o suicídio de seu melhor amigo, porém, ele sofre uma crise de angústia. Quem o consola é sua tia Gina, mulher mais velha e neurótica que, por compaixão, passa a ter um caso com o sobrinho. Mas um dia ela parte da cidade e Fabrizio, desgostoso, abandona seus ideais revolucionários. Para desespero de Cesare, seu aluno decide se casar e se aburguesar. Filme inédito no Brasil.

A Batalha de Paris (FRA)
O jovem e assustado francês, seus violentos colegas racistas, o educado estudante argelino, o escrupuloso sargento de polícia, a obstinada jornalista, os temerários militantes da FLN (Frente Nacional de Libertação da Argélia), a simples professora e o cruel chefe de polícia são personagens de um fato real. O filme apresenta seus diferentes pontos de vista a respeito do sangrento confronto, nas ruas de Paris, entre os 20 mil pacíficos integrantes da FLN e a polícia, na noite de 17 de outubro de 1961. Nessa noite, centenas de manifestantes argelinos foram assassinados pela polícia francesa. Eles protestavam contra a prisão de 11 mil argelinos realizada por Maurice Papon, chefe de polícia de Paris. Quando ocorreu o aprisionamento, o presidente da França, Charles de Gaulle, negociava o fim da guerra da Argélia e os termos de independência do país. Essa parte da história foi omitida dos livros franceses por mais de quarenta anos.

The Wind that Shakes the Barley (ING)
Irlanda, 1920. Trabalhadores do campo e da cidade unem-se numa guerrilha armada para enfrentar a cruel esquadra “Black and Tan”, enviada pela Inglaterra para impedir os movimentos de independência dos irlandeses. Tomado por um profundo senso de dever e de amor por sua pátria, Damien abandona sua promissora carreira de médico e se une ao irmão, Teddy, numa perigosa e sangrenta luta pela liberdade. As ousadas táticas de guerra levam os ingleses a um ponto de ruptura, e os dois lados concordam em firmar um acordo de paz para pôr fim ao derramamento de sangue. Mas, apesar da aparente vitória irlandesa, a guerra civil irrompe e famílias que lutaram lado a lado estão agora umas contra as outras, enfrentando-se como inimigos e pondo à prova a lealdade que existia entre eles. Na seqüência ambientada numa sala de cinema, na qual um pianista toca música de fundo para um filme mudo, este pianista é Neil Brand, um dos mais renomados “acompanhadores do cinema silencioso” na Inglaterra. O filme foi lançado em 105 salas na Grã-Bretanha, número mais do que três vezes maior do que para qualquer outro longa de Ken Loach.

O Labirinto do Fauno (ESP)
Espanha, 1944, fim da Guerra Civil: recém-casada, Carmen muda-se com sua filha Ofélia para a casa de seu novo marido, o autoritário Vidal, capitão do exército de Franco. Assustada, a menina refugia-se num misterioso labirinto e conhece Pan, uma criatura mágica. Ele lhe revela que Ofélia precisa cumprir três perigosas provas para voltar a ser uma princesa. O filme divide-se entre o fantástico (o universo infantil) e o terror (a guerra).

Dia 21
Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita (ITA)
Um homem degola sua amante (Florinda Bolkan) com uma lâmina de barbear. Em seguida, espalha pelo cenário do crime diversas evidências apontando sua autoria: coloca um fio de sua gravata na unha da vítima, suja a sola de seu sapato no sangue dela e deixa impressões digitais num copo e no telefone. Este homem é o respeitado e eficiente chefe do Setor de Homicídios, que acabou de ser promovido ao Departamento de Informações Políticas. Qual o significado dessa autoridade querer se incriminar? Ele quer provar para si mesmo (devido ao poder conferido por seu cargo) que é intocável, ou melhor, “acima de qualquer suspeita”. Ao mesmo tempo, ele tenta incriminar o outro amante da vítima, um universitário anarquista. O filme conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e foi vencedor do Oscar de filme estrangeiro.

A Última Bomba Atômica (JAP)
No dia 9 de agosto de 1945 , o bombardeiro B-29 sobrevoou várias vezes a cidade de Nagasaki antes de uma abertura nas nuvens permitir que uma bomba de 4.500 kg e potência equivalente a 22 mil toneladas de TNT fosse lançada. Menos de 30 segundos após a explosão, cerca de 39 mil pessoas haviam morrido. Os que não morreram no instante da explosão foram vitimados posteriormente pela radiação e tiveram mortes dolorosas e lentas. Mesmo hoje, os que sobreviveram ainda sofrem os efeitos da contaminação. O documentário traça o perfil desses sobreviventes e mostra a luta dos estudantes universitários de hoje em não permitir que a história caia no esquecimento. Partindo da conexão entre os poucos ainda vivos, passando pela controversa decisão dos EUA em usar a bomba, até chegar ao acúmulo de armas nucleares durante a Guerra Fria, a produção traça um panorama atual da proliferação no mundo das armas de destruição em massa.

O Crocodilo (ITA)
Bruno Bonomo é um famoso produtor de filmes B dos anos 1970 que, depois de um longo hiato de dez anos, após o fracasso comercial de seu último filme, assina contrato com a RAI para produzir um épico sobre Cristóvão Colombo. Quando o projeto naufraga por seu alto custo, Bonomo é obrigado a oferecer outro roteiro à RAI. Trata-se de O Crocodilo, escrito pela jovem diretora Teresa. O filme dentro do filme centra-se na figura do primeiro-ministro e magnata da comunicação Silvio Berlusconi. Enquanto a vida pessoal de Bonomo entra em colapso, com a mulher querendo divórcio e o banco o pressionando a quitar seus débitos, ele tem no filme a única coisa que o faz sobreviver.

Dia 22
Fica Comigo (CIN)
São três histórias, narradas simultaneamente, sobre a procura pelo amor por pessoas que vivem num mundo de solidão. Na principal, um homem perde a esperança depois da morte da mulher. Ao ler a biografia de uma cega surda, revelando sua coragem e vontade de viver, a vida desse homem toma novo rumo. O livro está sendo traduzido por seu filho, que durante o processo o aproxima da senhora. Na segunda, um segurança tem dois amores: a comida e uma empresária, que mora perto de seu apartamento. Na história final, duas jovens se conhecem pela internet. Uma delas, porém, abandona a outra de forma abrupta, levando esta a uma busca incansável para saber as razões do afastamento. O roteiro cria personagens fictícios em torno de Theresa Chan, surda desde os 14 anos e que ficou cega anos mais tarde. Ela interpreta a si mesma.

A Audiência Vai Começar (ITA)
A audiência é aberta para explorar, nos dias de hoje, a natureza da justiça italiana, suas instituições e os que nelas atuam. Fatos, entrevistas e cenas reais levam o espectador a se sentir presente à sessão. Ele vê como os protagonistas agem e pensam. E os protagonistas são: um juiz da corte de apelação, de 70 anos de idade, a engraçada e impetuosa Elena, 45 anos, assistente do juiz, e o mais importante advogado criminalista de Nápoles. Todos trabalham juntos para resolver o processo envolvendo a Camorra, a organização mafiosa que atua na cidade de Nápoles. Esse polêmico filme faz ver que a justiça é cada vez mais eficiente para punir os fracos.

Os EUA contra John Lennon (EUA)
"De todos os documentários já feitos sobre John Lennon, este é o que ele amaria", disse Yoko Ono, a viúva de Lennon. Antes do Iraque, da administração George Bush, antes de Bruce Springsteen e Pearl Jam, houve John Lennon. O celebrado astro da música que usou sua fortuna e sua fama para protestar contra a Guerra do Vietnã e lutar pela paz mundial. O documentário mostra a transformação do Lennon artista no ativista social e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país. Não é apenas um episódio isolado da história americana, mas sim um fato relevante na atualidade. Focando-se no período 1966/1976, o documentário aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate. Também são mostrados o ativismo político dos afro-americanos Angela Davis e Bobby Seale, os jornalistas Carl Bernstein e Walter Cronkite, o veterano do Vietnã e ativista Ron Kovic, o historiador e novelista Gore Vidal, entre outros. Mas Lennon é a voz e a presença central do documentário. Ele surge como jamais havia sido visto: uma pessoa de princípios, engraçado, um jovem homem extraordinariamente carismático, que se recusa a ficar calado frente às injustiças. Yoko Ono, ao contrário da imagem feita pela imprensa e pelos fãs, surge como fator agregador e importante nas decisões políticas do músico.

Dia 23
Guerra Conjugal (BRA)
Várias histórias são desenvolvidas em paralelo: o advogado Osíris, que seduz mulheres em seu escritório, torna-se amante de Olga, uma senhora que simula pudores para se sentir mais desejável; um amigo de Osíris, bem posicionado na sociedade, procura convertê-lo à homossexualidade; um casal idoso e pobre vive em crescente conflito, a ponto de a mulher se recusar a fazer as refeições com o rude marido; e o tímido e insatisfeito Nelsinho só se sente apto a uma vida conjugal plena depois de ter relações sexuais com uma prostituta. "Guerra Conjugal ilustra crônicas de psicopatologia amorosa na civilização do terno-e-gravata, ainda vigente na mitológica e ubíqua cidade de Curitiba, onde medram flores de plástico e elefantes vermelhos de louça podem surgir a qualquer momento", declarou Joaquim Pedro de Andrade. O cineasta adaptou contos de Dalton Trevisan, que complementou: "O belíssimo filme de Joaquim Pedro me deslumbrou os olhos, alegrou o coração e edificou a alma. Melhor que o livro é essa fabulosa obra-prima dirigida com garra, humor e consciência crítica." O filme recebeu os prêmios de direção, atriz (Elza Gomes) e montagem no Festival de Brasília de 1975, além de menção honrosa no Festival de Barcelona (Espanha) e do prêmio Qualidade Embrafilme.

A Comédia do Poder (FRA)
Um filme do renomado Claude Chabrol. A juíza Jeanne Charmant Killman é incumbida de investigar um caso de corrupção empresarial em torno de Michel Humeau, presidente de um importante grupo industrial. Enquanto conduz os interrogatórios com frieza e convicção, ela percebe que o processo desvendará uma série de segredos envolvendo o alto escalão. Ao mesmo tempo, pela forte pressão que passa a sofrer em torno da investigação, sua vida pessoal também se fragiliza. Ela terá agora de enfrentar dois importantes dilemas: será que ela poderá aumentar seu poder profissional sem se render a um poder maior? E será que a natureza humana é capaz de resistir à embriaguez deste mesmo poder? A trama inspira-se num escândalo político e financeiro ocorrido na França, que ficou conhecido como o "Affaire Elf".

Apocalípsur (COL)
Em 1991, Medellín é um lugar perigoso para viver. As regras mudaram e até a polícia tem suas cabeças a prêmio. O medo pode ser sentido nas ruas, nenhum lugar é totalmente seguro. The Flaco decide fugir para Londres por causa das ameaças de morte recebidas por sua mãe. Seus amigos e sua namorada, Malala, o surpreendem com uma festa de despedida, que inclui até uma banda de ock’n’roll tocando ao vivo. Alguns meses depois, The Flaco retorna, mas as coisas em Medellín, aparentemente, não mudaram: os conflitos permanecem e as bombas continuam explodindo. Charlie e Malala, que agora formam um casal, querem ajudá-lo. Eles buscam Flaco no aeroporto na companhia de um amigo, o viciado em drogas Pipe, e de La Comadreja, uma perdedora sem escrúpulos. Eles vão de "Bola de Nieve", a van com a qual já viajaram muitos quilômetros e que se transformou em refúgio para o grupo. É hora de pisar fundo, fugir da cidade e fazer uma fascinante viagem por suas vidas. A estrada pode espantar de suas mentes o fato de serem moradores de Medellín, e juntos poderão experimentar o Apocalípsur (Apocalypsouth).

O Violino (MEX)
Don Plutarco, seu filho Genaro e seu neto Lucio têm uma vida dupla: eles são músicos e humildes fazendeiros, que participam da guerrilha campesina contra o governo militar repressor. Quando os militares invadem o vilarejo, os rebeldes fogem para as colinas, deixando para trás todas as armas. Enquanto os guerrilheiros preparam um contra-ataque, Plutarco tem seu próprio plano. Ele se disfarça de inocente violinista e volta ao vilarejo para recuperar o armamento dos rebeldes. Com sua música, ele vai envolver os militares.

Dia 24
Ouro Negro (ING)
Enquanto os ocidentais saboreiam seus capuccinos em cafés elegantes que se proliferam ao redor do mundo, transformando-se em redes multinacionais, os plantadores de café na Etiópia sofrem o gosto amargo da injustiça. Nessa pesquisa reveladora sobre a multibilionária indústria do café, os irmãos Marc e Nick Francis mostram a luta de um homem por negociações mais justas. Tadesse Meskela, líder da cooperativa de plantadores de café, viaja o mundo para eliminar a avidez dos intermediários e encontrar compradores que queiram pagar um preço justo. Em sua jornada, ele vai da Etiópia a Londres e Seattle, revelando as maquinações maquiavélicas do sistema de comércio internacional.

Time (COR)
Depois de dois anos, o relacionamento da atraente Seh-Hee com seu namorado Ji-Woo está passando por um período de desgaste. Apesar do amor por sua noiva, Ji-Woo olha para outras mulheres para sentir na cama a mesma excitação que tem quando está com outras parceiras. Seh-Hee, que não quer mais a desconfiança dominando sua vida, decide mudar sua aparência dramaticamente. Quer se transformar numa nova mulher, por quem seu namorado volte a se apaixonar. Ela se interna numa clínica de cirurgia plástica e desaparece por seis meses, tempo suficiente para que as cirurgias cicatrizem. Ji-Woo fica magoado e confuso com seu desaparecimento. Ressurgindo como uma garçonete na cafeteria que Ji-Woo freqüenta, Seh-hee – agora com o nome See-hee – tenta seduzi-lo. Mas entre eles está o fantasma da namorada perdida de Ji-Woo, por quem ele ainda sente um grande amor. A desconfiança entra mais uma vez na instável vida que Seh-hee criou artificialmente para si.

A Leste de Bucareste (ROM)
22 de dezembro. Já se passaram 16 anos da revolução, e o Natal se aproxima. Pisconi, um velho aposentado, prepara-se para passar a data sozinho. Manescu, um professor alcoólatra de História, não quer gastar todo seu salário pagando dívidas. E Jderescu, proprietário da emissora local de TV, não parece muito interessado em férias. Quando Manescu socorre Pisconi, ele espera encontrar uma resposta para uma questão que o aflige há 16 anos: aconteceu de fato uma revolução naquela cidade? Eles relembram o dia em que o ditador Nicolae Ceausescu foi expulso de Bucareste, Romênia, num helicóptero.

O Cheiro do Ralo (BRA)
Em São Paulo, Lourenço é dono de uma loja que compra objetos usados. Pouco a pouco, ele troca a frieza de negociar pelo prazer de explorar os clientes, que procuram sua loja quando atravessam dificuldades financeiras. Lourenço enxerga o mundo como um lugar em que as pessoas, tanto quanto os objetos usados, estão à venda. E, de preferência, por um preço vil. A diversidade de pessoas que passa por sua loja o faz vê-las como integrantes de um grande catálogo humano. Ele as classifica segundo uma característica ou o objeto que lhe é oferecido. Assim, elas são "a noiva", "o homem do gramofone" ou "a viciada". Esse processo de "coisificação" do mundo será colocado em xeque quando Lourenço tiver que se relacionar com pessoas usando uma moeda que lhe é estranha - o afeto. Simbolicamente, ele é também perturbado pelo fedorento cheiro de um ralo que há na loja. Em confronto com personagens que ele julgava controlar, Lourenço é obrigado a reavaliar sua visão de mundo. No elenco, representantes do sangue novo no cinema brasileiro, como Silvia Lourenço (Contra Todos, seleção da 28ª Mostra), Alice Braga (Cidade Baixa, exibido na 29ª Mostra, e também presente na 30ª Mostra com Só Deus Sabe) e Flavio Bauraqui (Os 12 Trabalhos, O Céu de Suely e Noel - Poeta da Vila, todos presentes na 30ª Mostra). A trilha sonora é de Apollo Nove, requisitado produtor musical que aplica sonoridades sessentistas.

Dia 25
La Guerra Filmada (ESP)
A emissora TVE da Espanha, em associação com a Filmoteca Espanhola, preparou uma série documental em oito capítulos (cada um com 55 minutos) com registros inéditos da Guerra Civil que assolou aquele país entre 1936 e 1939. A riqueza do material e o rigor da pesquisa são tamanhas, que a produção decidiu respeitar as fontes das informações: os documentários rodados à época pelos dois lados da guerra – o regime republicano e o grupo do exército espanhol que apoiou o futuro ditador Francisco Franco - e as aulas de apresentação do catedrático de História Contemporânea Julián Casanova, da Universidade de Zaragoza. A série é o registro literal das apresentações do professor, com a inserção audiovisual quase sempre da montagem original dos rolos de imagem nunca antes levados a público. São oito temas: La República en Guerra: Inclui três documentários, entre eles España, 1936, também conhecido como España Leal en Armas, que foi produzido pela Secretaria de Propaganda do Governo da República, com direção de Jean-Paul Le Chanois e produção, seleção de material e roteiro do cineasta Luis Buñuel. Defende a legalidade republicana, destinado à difusão no exterior. Começa com a queda da monarquia, mostra imagens dos anos de República e finaliza com a batalha de Madri, com o locutor exclamando: “Quando terminará esta guerra monstruosa?”. La España Sublevada: É exibido um único documentário, de 51 minutos editados dos originais 77, uma co-produção hispano-germânica intitulada La España Heróica - Estampas de la Guerra Civil Española, que revela como surgiram os grupos militares revoltados e as forças políticas que os apoiaram. Eliminaram-se os primeiros 26 minutos, que representavam apenas uma introdução histórica. O general Franco já é um dos protagonistas de destaque da ação. Rebelión Militar y Revolución Social: Nas cidades em que o levante militar fracassou, iniciou-se um processo revolucionário súbito e violento, destinado a destruir as posições dos grupos privilegiados. Os três documentários deste segmento resumem o poder da propaganda dos anarquistas na Catalunha durante os primeiros meses da guerra e também as duas faces da revolução - a violência destruidora e o sonho igualitário. Como exclamou o escritor George Orwell, testemunha dos fatos: “Foi a primeira vez em que estive em uma cidade em que a classe operária ocupava o poder.” La Defensa de Madrid: A capital do país foi palco da primeira grande batalha da Guerra Civil. Franco conquistou a capital com um exército vindo da África e esquadrilhas de aviões alemães e italianos. Os documentários selecionados aqui refletem a presença comunista e soviética. Os dois primeiros foram produzidos pelo Socorro Rojo Internacional e pela Aliança de Intelectuais Anti-Fascistas, sendo que, no segundo, o ator Rafael Alberti recita “Madrid, Corazón de España”. Outros dois registros são noticiários cinematográficos soviéticos e, por fim, há um curta que mostra o avanço das tropas franquistas no outono de 1936. Campos de Batalla y Políticas de Retaguardia: Neste capítulo, foram selecionados sete documentários que registram a evolução da guerra e da política nas duas frentes ideológicas. Num deles, explicitam-se cenas das frentes e das retaguardas anarquistas, com forte e surpreendente presença de valores católicos. E em “La Toma de Teruel” vê-se o breve momento em que os republicanos conseguiram entrar na cidade de Teruel, a única capital de província por eles dominada durante a guerra, mesmo que por um curto período, enquanto que “Teruel Há Caído” mostra a comemoração em Barcelona pela retomada franquista da cidade. Una Guerra Internacional: A Guerra Civil espanhola, que começou como uma sublevação militar e exclusivamente interna, transformou-se num conflito de repercussões internacionais. São oito documentários. Nos três primeiros, os protagonistas são prisioneiros de ambos os lados, usados como peças tradicionais de propaganda. Os outros curtas transmitem abundantes mostras da intervenção fascista e soviética. Destaca-se o curta britânico sobre os atos de despedida às brigadas internacionais, no outono de 1938. Resistir, Vencer: Hacia el Final de la Guerra: A guerra chegava ao fim, e o presidente da República, Juan Negrín, tenta negociar uma solução com Franco, que se recusa a buscar a paz entre as partes. O primeiro dos três documentários, o francês “L’Espagne Vivra”, mostra uma última tentativa de resistência do povo espanhol frente ao fascismo e o perigo que Franco representava também para a França. Os outros filmes são de linha franquista e pertencem ao oficial Noticiario Español. Corria o mês de fevereiro de 1939. La Victoria: A guerra terminou em 1º. de abril de 1939 com o triunfo total do exército de Franco. Os documentários mostram a vitória e a imediata fusão entre o catolicismo e a noção de pátria. No dia 19 de maio de 1939, 120 mil soldados desfilaram ante Franco numa cerimônia político-militar apoteótica. O generalíssimo recebeu então a Gran Cruz Laureada de San Fernando, a condecoração máxima que só era concedida ao rei ou “a quem, em sua falta, exercesse o poder executivo.”

Dia 26
Violência em Família (AUS)
É possível sair impune de um assassinato? É isto exatamente o que está planejando Katrina, uma mãe solteira de 19 anos. Ela vive num mundo de pequenos crimes, sexo fácil, carros envenenados e manicures. Mestra em manipular os homens, Katrina mora com seu pai e sua filha num bairro do subúrbio. Nada a impedirá de alcançar o que quer, nem mesmo matar. Quando seu pai ameaça contatar a assistência social para lhe tirar a custódia da filha, Katrina dá início a um plano que chocará toda a comunidade e tornará seu nome ainda mais infame do que ela sequer poderia supor. A trilha sonora é assinada por Mick Harvey, integrante da finada banda Crime & The City Solution, que acompanhou Nick Cave nos anos 80.

Hamaca Paraguaya (PAR)
Em 1935, num lugar remoto do Paraguai, o casal de idosos Cândida e Ramón espera pelo filho que foi lutar na Guerra do Chaco. Faz muito calor, e eles também anseiam por chuva, que foi anunciada, mas nunca chega, assim como também o vento, que nunca sopra. Ele corta cana, ela cuida da casa, e o cachorro nunca pára de latir. Eles continuam esperando por tempos melhores. Ramón é otimista, Cândida acredita que o filho já esteja morto. As cenas repetem-se monotonamente a cada dia. Esta é a primeira produção concluída no Paraguai desde 1978 (ano de Cerro Cora, de Guillermo Vera).

Um Bom Ano (EUA)
Max Skinner é um investidor londrino que vê sua vida andar para trás quando é despedido pela empresa em que trabalha. Mas sua sorte parece mudar quando recebe como herança do tio Henry um enorme vinhedo em Provence, na Riviera Francesa. Ao chegar à sua nova propriedade, encontra uma jovem americana que afirma ser ela a verdadeira dona das terras. Skinner terá de enfrentar também os duros trabalhos no campo, um primo com muita inveja e camponeses desconfiados. Max é interpretado por Russell Crowe, e o ator mirim Freddie Highmore, de Em Busca da Terra do Nunca (2003), o personifica quando garoto. Essa adaptação do romance homônimo de Peter Mayle, que já deu origem a uma minissérie inglesa, A Year in Provence (1993), de David Tucker, é uma rara comédia na carreira do cineasta Ridley Scott.

Maquilópolis (MEX)
Carmen e Lourdes trabalham em "maquiladoras" de Tijuana, fábricas de propriedade de estrangeiros, que vão ao México em busca de mão-de-obra barata e que estão imunes às leis trabalhistas. Todos os dias, aqueles trabalhadores têm seus direitos violados, enfrentam a devastação ambiental e também o caos urbano. Em Maquilapolis, eles tentam ir além do esforço diário para sobreviver e conseguir se organizar em sindicatos. Eles também usam câmeras de vídeo para documentar como a globalização está transformando sua cidade e para mostrar as esperanças que têm no futuro.

Bye Bye Berlusconi (ITA)
Esta comédia anárquica parodia a figura de Silvio Berlusconi. Um jovem de Gênova e um grupo de atores decidem fazer um filme sobre o hipotético rapto de Berlusconi por terroristas. Mesmo em tom de humor, o roteiro promove o julgamento de seu personagem com acusações reais de corrupção, conivência com a máfia, evasão de divisas e fraudes fiscais. A figura central, Micky Laus (interpretado por Maurizio Antonini, sósia de Berlusconi), é um vendedor de melancias e dono do império de comunicação batizado de Melancia TV. É também presidente de um importante time de futebol. Ótimo filme.