Nem Tudo é o que Parece
Nota: 7
Um filme inteligentemente montado, tem personagens interessantes e humor cáustico. Ao todo, pode-se dizer que supera um pouco outros trabalhos britânicos recentes do mesmo gênero, mesmo que não tenha muitas novidades a nos apresentar. É humor britânico, com uma boa trilha sonora e muitas reviravoltas.
Matthew Vaughn, que produziu Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes e Snatch - Porcos e Diamantes, faz sua estréia na direção com um filme muito mais maduro do que os de seu antigo sócio, Guy Ritchie, que dirigiu os dois acima citados.
Neste novo filme, o que os criminosos esquecem de levar em conta é que o mundo do crime, como o sistema britânico de classes, é composto de camadas. E quando alguém esquece a camada à qual pertence, isso pode ser perigoso. Isso explica o título original do filme, Layer Cake - Bolo de Camadas.
Daniel Craig faz o protagonista da história, um sujeito aparentemente inteligente, cujo nome nunca chega a ser citado e que vive bem com os lucros de um empreendimento de distribuição de drogas.
A vida é tão boa, afirma, que ele pode sentir o gosto dela em sua saliva. O homem que produz as drogas que ele vende é formado em química industrial pela Universidade Cambridge, e seu guarda-costas, Morty (George Harris), esconde seu pendor por violência extrema debaixo de uma fachada civilizada.
O personagem está fazendo planos para aposentar-se do negócio quando um vilão chamado Jimmy Price (Kenneth Cranham), vindo de uma camada um pouco superior à dele no bolo social do mundo criminoso, lhe pede determinado favor que envolve vender um carregamento enorme de comprimidos de ecstasy.
O que nosso protagonista não sabe é que os comprimidos foram roubados, em circunstâncias sangrentas, por um sujeito desagradável chamado Duke (Jamie Foreman), saído de uma camada muito inferior à dele.
Pouco tempo depois, o proprietário original do carregamento - um homem que vive em Amsterdã, usa um matador sérvio como seu capanga pessoal e está extremamente irritado - está no rastro das pílulas roubadas.
Também fazem parte da história um intermediário muito bem relacionado chamado Gene (Colm Meaney) e um cavalheiro bem apessoado vindo da camada superior, Eddie Temple (Michael Gambon).
Haverá muitos cortes no bolo e grande quantidade de sangue derramado até que um ou outro dos personagens fique com o recheio do bolo, enquanto para outros sobram apenas as migalhas.
Usando locações londrinas de maneira criativa, Vaughn e sua equipe técnica de primeira linha oferecem ao espectador uma história moral moderna extremamente interessante, repleta de sacadas engenhosas e viradas inesperadas. Bom divertimento.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home