09 fevereiro 2005

Os Esquecidos - Buñuel (1950)



Nota: 8

Esse foi o filme que causou um enorme impacto na sociedade mexicana. Ele sai de cartaz poucos dias depois da estréia, ante o horror de uma sociedade que negava o que acontecia além das avenidas da grande cidade. Por outro lado, o Festival de Cannes de 1951 se rende ao poder do filme e dá a Buñuel o prêmio de melhor diretor.

A história é simples atualmente, mas para a moral da época era bem complicada. Hoje vemos com outros olhos uma situação parecida com a causada por Cidade de Deus no resto do mundo. O cinema nos mostra ao mundo. E Buñuel fez isso com o México. Ao invés de retratar a beleza Méxica que apenas uma elite tem acesso, retratou o México que vive a maioria do povo mexicano. O México dos miseráveis, dos orfãos, dos esquecidos. E exatamente por esse motivo, que o diretor teve que fazer dois finais para o filme não ser censurado.

Nos subúrbios da Cidade do México um grupo de jovens "delinqüentes" passa os dias cometendo pequenos roubos. Um fugitivo de um reformatório, Jaibo (Roberto Cobo), por ser mais velho e experiente se torna o líder natural deles. Um dia, na companhia de Pedro (Alfonso Mejía), Jaibo se descontrola e espanca Julian (Javier Amézcua) até a morte, pois supostamente este o teria delatado. Pedro, que tem uma grande necessidade de carinho materno mas é ignorado por sua mãe (Estela Inda), carrega um sentimento de culpa por se considerar cúmplice de Jaibo, que se comporta como se nada tivesse acontecido. Jaibo ainda tenta seduzir a mãe de Pedro, que não lhe dá nenhuma abertura, fazendo com que o confronto entre Jaibo e Pedro seja algo inevitável. A sua vida vai se tornando um inferno, a tal ponto que todos estão contra ele. Ele é finalmente acusado de roubo e vai parar num reformatório devido. A sua "amizade" com o tal Jaibo não foi nada lucrativa e ele só pensa em vingança.

Mesmo vivendo no meio de um local onde as pessoas confiam nele, e o tratam com muito mais amor (diferentemente do que tinha no mundo exterior), o pequeno garoto já está corrompido pela maldade. Ele briga com todos, e não consegue se entrosar. Até que Jaibo cruza seu caminho novamente, fazendo-o fugir do local. Desamor, desafeto, ódio, inveja, solidão... coisas que o cinema de Hollywood nem sonhava em mostrar até então.