10 junho 2007

Transylvania



Nota: 7

Exílios (2004), o filme anterior do diretor Tony Gatlif, mostra uma francesa de ascendência argelina voltando para o país da sua família e tentando se adaptar. Ela só consegue se sentir em casa no final, depois de uma dança, um transe, que lhe desperta a herança cultural. Argelino descendente de ciganos, Gatlif acredita na música como rito - algo que nos une e nos transforma.

O caso é que, no tour pelas atrações da Romênia em Transylvania (2006), Asia Argento vivencia o contrário.

Italiana que fala inglês e mora na França, a personagem, Zingarina, chega grávida na terra do Conde, procurando o namorado músico. O sujeito havia deixado a França deportado, acredita ela. Quando se encontram, ele diz a Zingarina que não foi deportado coisa nenhuma, e sim fugiu da obsessão dela. A vertigem toma a moça - ao redor, conjuntos de violinos à la Kusturica, sapateados com palmas, italianos cantando na taberna, velhinhas desfilando no carnaval local...

Se a música é o que nos une em Exílios, em Transylvania ela divide. Cidadã do mundo, disposta a se entender com a Romênia quando corre atrás do namorado, Zingarina se vê perdida numa cultura ensurdecedora, uma cultura que a envolve mas não a assimila. É a cultura da música enquanto cartão postal - o Leste Europeu caricato que costumamos ver no cinema está ali, e Zingarina não passa de mais uma turista-espectadora dessa caricatura.

Certos cineastas tornam seus nomes conhecidos pela reiteração de temas, outros pela recorrência de universos e alguns pela sobreposição de ambos, como o argelino Tony Gatlif. Em Exílios, o diretor reafirmou sua vocação para retratar o nomadismo existencial, fruto de sua própria experiência como descendente de povos ciganos. Com Transylvania, Gatlif conduz seu público ao mesmo mundo e também emite sinais do esgotamento desse tipo de ambição autoral temática.

Desta vez, conta com a animalidade cinematográfica de Asia Argento, uma atriz que tende a fagocitar seus personagens a tal ponto que eles desaparecem em proveito de sua transformação em pura imagem. Este aspecto "diva" da personalidade de Argento, se por um lado poderia acrescentar valor ao universo de Gatlif, por outro tende a desequilibrar o resto do filme, na medida em que é sugado para dentro do umbigo da persona Argento.

Aqui, a atriz italiana faz uma garota que parte para os territórios do conde Drácula em busca de um músico por quem se apaixonou. Como nos outros filmes de Gatlif, o fim interessa menos do que a viagem, e logo o destino da personagem ficará em suspenso a fim de que ela se lance numa deriva nômade.

Gatlif tem música no sangue - e os sons do país são uma constante no filme - mas a homenagem que o diretor faz aqui é a outro ramo de sua herança, o ramo cigano. Por definição, o termo é sinônimo de nômade, de errante. E é essa porta que se abre para a redenção da personagem, a da vida cigana. Gatlif defende o povo de seus pais como símbolos de autenticidade e camaleonismo, por mais paradoxais que essas duas palavras possam soar, juntas. Para ele, a Romênia autêntica - e cosmopolita - é a dos ciganos.

Mais uma vez, o nomadismo ganha função existencial de descobertas, de revelação de outros eus, de dissolução de valores, de oposição ao emburguesamento da vida sedentária.

E não deixa de ser interessante a paixão com que Gatlif faz o espectador acompanhar suas demonstrações antropológicas, como aqui um ritual de exorcismo e as situações dramáticas conduzidas por música e dança ciganas. Nesses momentos, ele evita os riscos do exotismo, sem nenhuma glamourização dos ambientes e das práticas.

Mas o protagonismo estelar de Asia Argento, excessiva no bom e no mau sentido, transforma o filme em não muito mais que um álbum de retratos de viagem da Europa civilizada pelas bordas "bárbaras" do continente.